Download de Boletins

Os Boletins submetidos para publicação deverão previamente ser aprovados por uma comissão responsável pela avaliação e mérito da obra indicada pelo Departamento no qual o boletim foi produzido. Obtendo parecer favorável, a comissão deverá emitir uma declaração autorizando a sua publicação.

Correções   de   Nomenclatura  Científica,   Referências Bibliográficas e Português deverão ser de responsabilidade do autor da obra, com apoio do Departamento, que deverá atestar as suas realizações.

Na Editora o boletim será encaminhado para diagramação do texto, para publicação.

Dentre os autores da obra necessariamente deverá haver a participação de pelo menos um professor da UFLA.

ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO
DOS BOLETINS TÉCNICO E DE EXTENSÃO

Os Boletins deverão ser apresentados à Editora UFLA em uma mídia (CD ou DVD), utilizando-se o processador de texto Microsoft Word for Windows (em .doc ou .docx), obedecendo-se às seguintes recomendações:

1. Juntamente com a mídia, deverão ser enviados duas vias impressas do boletim, um ofício assinado por todos os autores, declarações emitidas pela “Comissão do Departamento”, do revisor de Referências Bibliográficas e do revisor de Português.

MARGENS:
Superior: 5,47 cm Inferior: 5,47 cm
Direita: 4,30 cm Esquerda: 4,30 cm

CABEÇALHO: da borda do papel: 4,50 cm
RODAPÉ: da borda do papel: 4,50 cm

ALINHAMENTO: Justificado

ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS: duplo

FONTE: Corpo de texto : Times New Roman - 12
Títulos: Times New Roman - 14 - Negrito

RODAPÉ: (Para nome do autores):
Times New Roman - 10 - com traço acima.

2. Cada trabalho terá: a) TÍTULO, suficientemente claro; b) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM LETRAS MAIÚSCULAS, no lado direito, um nome debaixo do outro, e ao final da primeira página, deverão vir a formação acadêmica e a Instituição onde trabalha(m); c)INTRODUÇÃO (incluindo-se a revisão de literatura); d) Desenvolvimento do assunto (com subdivisões, se tiver); e) Conclusões e f) Referências bibliográficas.

3. AGRADECIMENTOS: Ao fim do texto e, antes das referências bibliográficas, poderão vir os agradecimentos a pessoas ou Instituições. O estilo, também aqui, deve ser sóbrio e claro, indicando as razões pelas quais se fazem os agradecimentos.

4. TABELAS E QUADROS: Deverão ser inseridos após a citação dos mesmos dentro do próprio texto.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Conforme a NBR 6023/2002 da ABNT

6. Caso o Boletim possua fotografias, gráficos, figuras e símbolos ou fórmulas químicas, essas deverão obedecer às seguintes normas:

6.1. As FOTOGRAFIAS deverão ser apresentadas em preto e branco, nítidas e com contraste, escaneadas, inseridas no texto após a citação das mesmas e também em um arquivo à parte, salvas em extensão “tiff” com resolução de 300 dpi;

6.2. GRÁFICOS E/OU FIGURAS deverão ser feitos de preferência no próprio editor gráfico do Word. Caso seja utilizado outro editor (inclusive os da Microsoft), esses deverão vir, também, em um arquivo à parte, devendo ser inseridos após a citação dos mesmos no próprio texto, salvos em extensão “tiff” com resolução de 300 dpi;

6.3. FIGURAS que não têm condições de serem feitas no computador deverão ser desenhadas nitidamente em papel vegetal, para que possam ser reproduzidas com perfeição, devendo ser inseridas após a citação das mesmas no próprio texto.

6.4. SÍMBOLOS E/OU FÓRMULAS QUÍMICAS - deverão ser feitas em processador que possibilite a formatação para o programa Page Maker, sem perda de suas formas originais.

7. A linguagem do "Boletim de Extensão" deve ser mais simples, com termos acessíveis aos usuários desse tipo de publicação.

8. A Editora UFLA notificará o autor do recebimento do original e, posteriormente, o informará sobre sua publicação.

9. Os Boletins que não estiverem dentro das normas serão devolvidos ao autor.