"Texto Acadêmico" é um tipo de publicação da Editora UFLA, que permite ao(s) docente(s) a publicação dos materiais didáticos (notas de aulas, apostilas) que auxiliem o estudante no acompanhamento de disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação, seja por meio do ensino "presencial" ou do ensino a distância.

O Departamento designará uma comissão editorial composta por três de docentes, sendo um deles o seu presidente, a qual terá a atribuição de analisar e avaliar os textos acadêmicos produzidos e encaminhá-los à Editora para publicação, seguindo-as orientações das normas para esse tipo de publicação.

Em caso de dificuldade de análise pela comissão, ela poderá requerer a assessoria de docentes lotados em outro departamento e/ou instituição, para decidir pela publicação da obra.

Se houver sugestões de correções, o autor da obra receberá o material para análise e/ou atendimento das mesmas, e o devolverá para a comissão editorial do departamento para nova análise.

Correções de Nomenclatura Científica, Referências Bibliográficas e Português deverão ser de responsabilidade do autor da obra, com apoio do Departamento, que deverá atestar as suas realizações.

Após as conclusões dos trabalhos, a comissão deverá encaminhar a obra para a Editora, que fará a revisão final e diagramação do texto para publicação.

Caberá também à Editora UFLA fazer a distribuição e comercialização das obras.

O autor receberá, a título de direitos autorais, o correspondente a 10% pagos em exemplares comercializados.

ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS ACADÊMICOS

Os Textos Acadêmicos submetidos para publicação deverão ser apresentados à Editora UFLA em uma mídia (CD ou DVD), utilizando-se o processador de texto Microsoft Word for Windows (em .doc ou .docx), obedecendo-se às seguintes recomendações:

Juntamente com a mídia, deverão ser enviados um ofício de encaminhamento, ficha catalográfica, 1 (uma) via impressa em papel carta, fonte: Times New Roman, tamanho: 12, observada uma margem de 2 cm esquerda, direita, superior, inferior, cabeçalho e rodapé, as declarações da “Comissão editorial do Departamento”, do revisor de Referências Bibliográficas e do revisor de Português.

TABELAS/QUADROS/GRÁFICOS E/OU FIGURAS: deverão ser inseridos após a citação dos mesmos dentro do próprio texto.

Caso o texto contenha fotografias, gráficos, figuras e símbolos ou fórmulas químicas, esses deverão obedecer às seguintes normas:

As FOTOGRAFIAS deverão ser apresentadas em escala de cinza (preto e branco), nítidas e com contraste, escaneadas, inseridas no texto após a citação das mesmas e também em um arquivo à parte, salvas em extensão “.tiff” com resolução de 300 dpi;

GRÁFICOS E/OU FIGURAS deverão ser feitos de preferência no próprio editor gráfico do Word. Caso seja utilizado outro editor (inclusive os da Microsoft), esses deverão vir, também, em um arquivo à parte, devendo ser inseridos após a citação dos mesmos no próprio texto, salvos em extensão “.tiff” com resolução de 300 dpi;

FIGURAS que não têm condições de serem feitas no computador deverão ser desenhadas nitidamente em papel vegetal, para que possam ser reproduzidas com perfeição, devendo ser inseridas após a citação das mesmas no próprio texto.

SÍMBOLOS E/OU FÓRMULAS QUÍMICAS - deverão ser feitas em processador que possibilite a inserção no documento do Word sem perda de suas formas originais.