Olá Visitante, faça seu login ou cadastre-se.
Historiografia da Editora UFLA
A historicidade da Editora UFLA demarca-se pela produção de periódicos científicos desde 1920, como Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL). O espaço de gerência da produção de conhecimento científico, de forma sistematizada, teve sua origem com o lançamento do primeiro número da Revista "Agros", em 1971, subsidiando a área das Ciências Agrárias. A revista circulou na ESAL até 1975, produzindo um total de 5 volumes e 9 números. A partir de 1977 o nome da revista alterou-se para "Ciência e Prática" com a propagação na instituição durante 18 anos.
Em 1994 a Escola Superior de Agricultura de Lavras passou à condição de Universidade Federal de Lavras (UFLA). Assim, com a intenção de projetar a instituição no cenário da produção acadêmico-científica nacional e internacional, ocorreram a mudança de nome, por efeito de escopo, da antiga revista “Ciência e Prática” para “Ciência e Agrotecnologia” e a intensificação das atividades de extensão por intermédio do “Boletim Agropecuário”, ambos em 1996.
Neste contexto, em 16 de julho de 1998 ocorreu a criação da Editora da Universidade Federal de Lavras (Editora UFLA), pelo Conselho Universitário da UFLA, presidido pelo Reitor, o professor Fabiano Ribeiro do Vale. A Editora UFLA constituiu-se um órgão suplementar vinculado à Reitoria da instituição, o qual o fito seria ampliar a circulação da produção científica proveniente de outras grandes áreas do conhecimento científico, para além do que já era realizado no âmbito das Ciências Agrárias.
Deste modo, para manter a publicação da revista “Ciência e Agrotecnologia" e do "Boletim Agropecuário", a Editora UFLA tornou-se a responsável pela política editorial da Universidade, com efeito passou a coordenar e regulamentar todas as atividades referentes à editoração de publicações técnicas, científicas e didáticas de interesse da instituição, tal qual a promover, divulgar, distribuir e comercializar as obras editadas.
Atualmente a Editora UFLA responsabiliza-se pela gestão de conhecimentos científicos ampliando sua linha editorial para livros impressos e/ou em formatos eletrônicos, livretos, boletins, textos acadêmicos, além dos periódicos científicos, em vinculação à Pró-Reitoria de Pesquisa.
[1] Para maiores detalhes e aprofundamento sobre a historiografia da Editora UFLA, consultar: SILVA, Bruno Adriano Rodrigues; CARNEIRO, Kleber Tüxen. Impressos, Ciência e Editoração Universitária: Marcas Históricas da Editora UFLA. Lavras, MG: Editora UFLA, 2021.
Diretoria da Editora UFLA
Flávio Monteiro de Oliveira
Patrícia Carvalho de Morais
Conselho Editorial da Editora UFLA:
Flávio Monteiro de Oliveira (Presidente)
Patrícia Carvalho de Morais (Vice-Presidente)
Andreia da Silva Coutinho
Angélica Souza da Mata
Camila Souza de Oliveira Guimarães
Erick Darlisson Batista
Fernanda Gomes e Souza Borges,
Flávio Meira Borém
Giancarla Aparecida Botelho Santos
Giovanna Rodrigues Cabral
Graziane Sales Teodoro
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Lucas Rezende Gomide
Maria das Graças Cardoso
Patrícia Aparecida Ferreira
Roney Alves da Rocha
Rony Antônio Ferreira
Zuy Maria Magriotis
EQUIPE DA EDITORA UFLA
Alice de Fátima Vilela
Damiana Joana Geraldo Souza
Késia Portela de Assis
Marco Aurélio Costa Santiago
Renata de Lima Rezende
Vitor Lúcio da Silva Naves
Walquíria Pinheiro Lima Bello